Análise realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), para o PIB (Produto Interno Bruto) do estado em 2015, revelou que a tendência é de que seja registrada uma queda de 1,4%. Os números são frutos do Índice Sergipano de Atividade Econômica (ISAE), considerado uma prévia do PIB e elaborado pela instituição.
Um dos principais motivos para a expectativa de baixa no PIB sergipano está ligado à queda na atividade econômica do estado no terceiro trimestre de 2015 que recuou 3,2% em relação ao terceiro trimestre de 2014.
Outro fator foi a forte retração na atividade industrial, também no terceiro trimestre do ano que findou. O segmento registrou baixa na produção de 11,2% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior.
Expectativa por setores
Dentre os cinco setores analisados para a construção do ISAE (agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços), a expectativa é que somente o setor de serviços tenha crescimento na atividade em 2015. Para este, a previsão é que ocorra alta de 3,1%. Para o setor industrial, a expectativa é que haja uma queda de 9,1% na produção em relação a 2014.
Na agricultura, o recuo na atividade deve chegar a 3,8% enquanto que no comércio a baixa projetada é de 3,4%, o mesmo para o setor da pecuária.